Dicas para pegar a estrada pela primeira vez

A tão aguarda carteira de motorista chegou e para quem é apaixonado por carros essa é uma data especial. Agora aquela viagem com os amigos pode sair do papel, fazer aquela seleção de músicas, arrumar as malas e pegar a estrada. Porém, é preciso ter cautela e controlar as emoções: dirigir em estradas possui grandes riscos e, por isso, quanto mais atenção e segurança melhor.

Se você não tem muita experiencia em dirigir, o melhor jeito é treinar um pouco na cidade antes de pegar a estrada. Isso vai ajudar você a ganhar confiança, além de se acostumar com situações normais do trânsito, como manter a distância correta do carro a frete, aprender a se posicionar nas faixas, até mesmo o controle da velocidade do carro.

Separamos algumas dicas que podem ajudar quem vai pegar a estrada pela primeira vez:

  • Pode até parecer uma dica obvia, mas utilize o cinto de segurança e exija que todos os passageiros utilizem. O cinto de segurança pode salvar sua vida e de seus passageiros em algum possível acidente. 

            

  • Não ultrapasse o limite de velocidade e fique atendo as placas de sinalização, todas as placas são instaladas em trechos que merecem a atenção, se já uma placa de 60 km/h antes de uma curva,  significa que acima desta velocidade a curva pode se tornar perigosa, o mesmo serve para placas de não ultrapassar, que indicam lugares com pouca ou nenhuma visibilidade para efetuar a ultrapassagem.

  • Viaje descansado e bem-disposto. O sono é um dos maiores vilões nas estradas, principalmente em estrada retas e planas que não exigem muita atenção.

  • Faça uma revisão no seu carro antes de viajar, itens básicos como água do limpador, calibragem dos pneus, não esquecer de calibrar o estepe, verificar as luzes, checar macaco, chave de roda e triangulo de sinalização, estes são itens básicos que podem ser verificados em casa ou em um posto de combustível, para uma revisão mais detalhada leve o carro em um mecânico de confiança.

  • Manter uma boa distancia do carro da frente é importante em momento de parada inesperada, quanto maior a distância maior será o tempo para você diminuir a velocidade ou até parar o seu carro.

  • Evite viajar sozinho em suas primeiras viagens, uma companhia sempre ajuda, conversando, ajudando em algum momento que a você possa ficar nervoso.

  • Não se arrisque em ultrapassagens, sempre tenha 100% de certeza ao iniciar um processo de ultrapassagem. Dirija um bom tempo até se acostumar com a pista, distância dos carros, velocidade de ultrapassagem e principalmente se sentir seguro. Até por que você não é obrigado a ultrapassar ninguém, tranquilamente pode fazer uma viagem curta sem ultrapassar ninguém.

  • Observe sinais dados por outros motoristas, um farol piscando atrás de você significa que o motorista quer ultrapassar, já um farol piscando no sentido oposto pode significar algum problema a frente.

  • Mantenha os vidros dos carros totalmente fechados ou totalmente aberto, para evitar o deslocamento de ar dentro do carro, isto acontece quando seu carro é ultrapassado por um veiculo grande ou pesado, para motoristas novatos pode ser um susto.

  • Utilize um GPS ou algum aplicativo para te mostrar o caminho até o seu destino, pois mesmo conhecendo sua rota as vezes podemos nos esquecer, e muitos gps ou aplicativos hoje em dia, avisam sobre alguns perigos ou acidente que no seu trajeto

          Pegar a estrada pode parecer intimidador, mas com o tempo você vai pegando confiança e experiencia necessária. O mais importante é manter a calma, prestar a atenção e se divertir.