Quer economizar combustível?

Cada dia o nosso custo de vida aumenta, supermercado, contas de luz, e não é diferente com os preços dos combustíveis, no intuído de ajudar nossos leitores, separamos 10 dicas que para economizar combustível.

1 – Use menos o seu carro

Por mais obvio que seja, diminuir o uso do seu carro é a melhor maneira de economizar combustível, idas ao supermercado, padarias, ou outros estabelecimentos que fique perto da sua casa ou do seu trabalho, podem ser feitos caminhando ou de bicicleta. Aproveite estes pequenos trechos para passear com seu filho ou fazer um exercício, nestes pequenos trajetos, somados em um mês pode fazer a diferença. Seu bolso e o meio ambiente agradecem.

2 – Evite ficar parado com o motor ligado

A partida do motor gasta o equivalente a 10 segundos do motor ligado parado, logo, se o carro for ficar mais de 10 segundo ligado parado vale a pena desligar o veículo, no entanto é essencial observar as condições de segurança do local.

3 – Mantenha a aceleração constante  

Mantenha uma aceleração constante, evite reduzidas ou aceleradas bruscas, e a troca de marcha deve ser executada no momento certo, fato este que melhora o consumo do carro.

Com o tempo o motorista acaba pegando o tempo exato de troca de marcha do seu carro, mantendo a rotação do motor constante, alguns carros vêm equipado com um hodometro para ajudar a economizar combustível.

4 – Dirija próximo ao limite de velocidade

Dirigir acima da velocidade pode aumentar o consumo do seu carro de 7% a 23%, sendo que a velocidade ideal de cruzeiro varia entre 80 km/h a 100 km/h, dependendo do modelo do seu carro. Além de economizar combustível, andar dentro do limite de velocidade diminuía a chances de acontecer algum acidente e de você ser multado por excesso de velocidade.

5 – Geometria e balanceamento

O alinhamento das rodas é um fator importante que pode interferir no consumo do seu carro, outro item que deve ser checado todas as vezes em que você for abastecer o seu carro é a calibragem dos pneus, o consumo de seu carro pode aumentar de 2% a 3% com pneus descalibrados, e até mesmo a vida útil dos pneus diminui.

6 – Substitua regularmente o filtro de ar e de combustível

O filtro tem a função de filtrar as impurezas do ar de forma que elas não entrem em contato com o motor, ao utilizar um filtro sujo ou entupido o consumo de combustível aumenta e o seu carro perde potência. Peça ao seu mecânico de confiança que troque os filtros toda a vez que trocar o óleo, ou observe no manual do veiculo de quanto em quantos quilômetros é recomendado a troca.

7 – Troque as velas

As velas de ignição são outras peças que devem ser substituídas conforme especifica a montadora, em geral a cada 10 mil km. As velas têm a função de queimar o combustível para que o motor funcione, com o tempo elas sofrem desgaste e seu funcionamento inadequado interfere diretamente no consumo do veículo.

8 – Cuidado com o excesso de bagagem

Muitas vezes voltamos de viagem e não descarregamos o carro, ou deixamos o porta malas cheio ou com alguns itens, cadeiras, caixa de gelo e etc. O consumo do carro é proporcional ao peso que ele carrega, então faça uma limpa no seu porta malas, retirando tudo que não é necessário.

9 – Mantenha o carro mais aerodinâmico possível

Quanto mais aerodinâmico seu carro estiver, menor sera a resistência e melhor sera o consumo.

Dirigir com as janelas fechadas, quando possível, teto solar fechado e evitar o uso de itens que possam aumentar a resistência do ar, bagageiros de teto, bandeiras, suporte para bicicletas e etc.

10 – Use o ar condicionado durante viagens

A utilização do ar condicionado aumenta em até 20% o consumo de combustível, mas em algumas situações é melhor ligar o ar que abrir as janelas.

Se você estiver dirigindo a menos de 60km/h vale a pena abrir os vidros, já se a velocidade é maior que 60km/h é mais vantajoso manter as janelas fechadas e utilizar o ar condicionado.

São dicas simples mas que no final de um mês podem fazer a diferença no seu bolso.